Jovem não seja praça pública onde qualquer um entra e faz o que quiser. Você é territorio santo! Portanto quando alguém quiser entrar na sua vida peça para antes tirar as sandálias...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para pensar...

“O amor verdadeiro e integral é uma pérola encerrada entre duas conchas que são o eros e o ágape. Não podem ser separadas, essas duas dimensões do amor, sem destruí-lo, como o hidrogênio e o oxigênio não podem ser separados sem se privarem da água.”
(Pe. Raniero Catalamessa)

“Eu vejo você”: de Santo Agostinho até Avatar


Por Christopher West
Quando Avatar se tornou o filme de maior bilheteria da história do cinema, pensei que poderia ir lá e conferir o que o filme tinha de especial.
De fato, há várias coisas a se admirar nesse filme. Além do visual de tirar o fôlego e dos efeitos especiais surpreendentes, eu fiquei especialmente fascinado pelas três palavras simples com que o povo Na’vi se cumprimentava: “eu vejo você”. Como explicado no filme, significa mais do que ver o outro fisicamente, com os olhos. Significa ver dentro do outro, compreender o outro, acolher o outro. Significa ver o coração da outra pessoa, a pessoa da outra pessoa.


E aqui, James Cameron, o escritor e diretor do filme, pode muito bem ter se servido diretamente de Santo Agostinho. Foi o “Doutor da Graça” quem disse que o desejo mais profundo do coração humano é ver o outro e ser visto pelo olhar amoroso do outro (ver Sermão 69, c. 2, 3).
Esse anseio de ver e ser visto, assim como a própria beleza do distante planeta Pandora, remonta ao Éden, à forma original de “ver”, sobre a qual João Paulo II reflete em sua Teologia do Corpo. Como o último Papa expressou, o primeiro homem e a primeira mulher “viam o outro mais plena e claramente do que através do próprio sentido da visão.” Eles viam um ao outro com  um “olhar interior” (ver catequese de 02/01/1980) – um olhar que vê “dentro” do outro, criando um vínculo profundo de paz e intimidade.
Um “olhar interior” é precisamente o que o povo Na’vi expressa quando diz “eu vejo você”. E isso, creio eu, é um dos atrativos de Avatar: o filme nos convida para uma maneira diferente de ver um ao outro, e o mundo ao nosso redor.
__________
Tradução de trechos do artigo “’I See You’: From Augustine to Avatar”, de Christopher West. Veja o artigo original em: http://www.christopherwest.com/page.asp?contentID

Fonte: http://teologiadocorpo.com.br/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mãe Rainha

No domingo celebramos a assunção de Nossa Senhora e ontem festejamos a Mãe Rainha. Pedimos a Maria Santíssima que interceda por nós junto a seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração à Mãe, Rainha e Vencedora
Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Admirável de Schoenstatt! Com iluminada Confiança, me aproximo de ti, para receber teu auxílio em minha grande aflição; pois teu Divino Filho, na cruz, me deu a ti como minha mãe, dirigindo também a mim as palavras: "Eis aí tua Mãe !" E a ti disse ele: "Eis aí teu Filho!". Que consolo para mim, receber-te por Mãe! Por isso dirijo-me a ti em meu grande sofrimento. Bem conheces minha pesada cruz.

Peço-te confiante, que me ajudes, ó grande Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pois nunca se ouviu dizer que tenha abandonado algum filho teu que buscou refúgio em ti. Tu mesma sentiste o peso e a aflição da vida! Estiveste ao pé da cruz, como a Mãe das Dores. E será que agora não irás atender ao meu pedido, quando te confio, suplicante, o meu sofrimento? Não, jamais! Tu és a saúde dos enfermos, a consolação dos aflitos, o auxílio dos cristãos. Inspira-me, porém, confiança especial o fato de seres chamada "Mãe Rainha Três Vezes Admirável".


Este honroso título expressa que sempre e em toda parte és admirável. Intercede, pois, junto ao teu querido Filho, para que me atenda. E, eternamente, quero cantar o teu Magnificat, bendizendo as misericórdias do Senhor.


Amém.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja

Mateus 16:18  Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Irmãos, as perseguições se intensificam. Com tristeza no coração li essa reportagem hoje, oremos ainda mais por nossa Igreja, nosso Santo Papa, por nossos jovens que estão em Madrid para que as perseguições e insultos os fortaleça ainda mais na fé e por nós católicos de todo o mundo para que não esmoreçamos na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo!

Começam protestos contra a visita do Papa em Madri; manifestantes e católicos discutem nas ruas

(Publicada em 17/08/2011 às 16h56m - O Globo)


Milhares de espanhóis se reúnem nesta quarta-feira perto da Puerta del Sol, em Madri, na marcha laica contra a visita do Papa Bento XVI ao país. Os manifestantes acusam o governo de se aproveitar politicamente do evento, além de condenar o incentivo fiscal dado para as empresas privadas que financiam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro católico que terá a participação do Pontífice.
Com gritos e cartazes de "menos religião e mais educação" e "menos crucifixo e mais trabalho fixo", mais de cinco mil pessoas criticam o aproveitamento político do encontro que reúne apenas católicos. De acordo com o jornal espanhol "El País", mais de cem instituições aderiram à marcha laica, entre elas associações de ateus, republicanos, indignados e o movimento gay.
Apesar de não ter havido embate físico, peregrinos e manifestantes trocaram agressões verbais. Alguns manifestantes acusaram jovens católicos de usar o Pontífice como desculpa para beber, e a polícia enfrenta dificuldades para separar os dois grupos, já que o percurso da marcha fica próximo a locais onde católicos aguardam a chegada do Papa.
O diretor financeiro da JMJ, Fernando Giménez Barriocanal, assegurou nesta terça-feira que o evento católico não custará "nem sequer um euro" ao contribuinte espanhol. Ao contrário, a jornada injetaria ao menos 100 milhões de euros no país.
De quinta a domingo, o Papa passará por 15 pontos da Espanha, e receberá pompas de chefe de Estado, apesar de estar em visita apenas religiosa.
Na recepção ao Pontífice, beijo gay coletivo
O Papa Bento XVI deve ser recebido na quinta-feira, em Madri, por um beijo gay coletivo, organizado por grupo de ativistas espanhóis com o objetivo de protestar contra as políticas da Igreja Católica.
O protesto pretende ser feito entre a Porta de Alcalá e a Praça de Cibeles, que o Pontífice percorrerá no papamóvel. Ele irá à Espanha por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontece até domingo em Madri.
Em nota, a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGTB) acusou a JMJ de ser "discriminatória e excludente". A entidade também incentivou os jovens a defenderem uma sexualidade "livre, plural, segura e prazerosa".
Em novembro do ano passado, quando visitou Barcelona, o Papa também foi recebido por um beijo gay coletivo.


"Pai, perdoai-lhes! Eles não sabem o que fazem..."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Reflxão do dia

A pessoa que consegue aprender com o sofrimento vive uma alegria diferente, carrega uma luz consigo...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Escolhas...


"Não são seus talentos, mas suas escolhas que definem quem você é!"
(Dumbledore)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

As vezes um precisa incentivar o outro


Gostei muito desse vídeo... Acho que ilustrou bem uma frase do Pe. Léo que diz assism: "Quem ama não carrega no colo quem sabe andar... Amar é puxar ou empurrar o outro, quando necessário, para que ele faça a sua parte."

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reflexão

"A água que brota da terra não tem poder contra o fogo do amor de Deus. Suas labaredas são muito altas e não nascem de coisa tão baixa.
Outros fogos há de pequeno amor de Deus que qualquer incidenizinho pode apagar. Mas este não! Ainda que enha sobre ele todo um mar de tentações, não deixará e arder até triunfar de todas elas."

(Santa Teresa D´Avila)